Assembleia Legislativa e entidades acertam os detalhes da atividade do Dia Internacional da Mulher

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), juntamente com cerca de 30 entidades da sociedade civil, dentre elas o Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais, já acerta os detalhes da atividade do Dia Internacional da Mulher que será realizada em 8 de março, na Praça Sete, no centro da capital.

Com o lema “Sempre vivas, mulheres contra a violência”, o evento vai  inaugurar o calendário de lutas e atividades que serão realizadas neste ano pelo Legislativo mineiro no estado em conjunto com as entidades.

A programação começou a ser definida na 5ª reunião preparatória do evento, realizada no último dia 5, na Assembleia - as reuniões vêm sendo realizadas desde novembro de 2018. O Sindicato integra o grupo de organização das atividades do Dia Internacional da Mulher desde 2015.

Agenda

Segundo a diretora o Sindicato Vera Gomes, a agenda deste ano é baseada no direito à vida e no combate ao feminicídio e outras violências contra as mulheres. A abertura do evento será feita pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALMG, que se tornou  permanente em julho de 2018.

"A programação prevê apresentações culturais, falas sobre temas como a violência psicológica e a rede de acolhida a mulheres. Também haverá um momento para reflexão a respeito da situação das mulheres afetadas pelo rompimento de barragens de mineradoras em Mariana, na região central, e Brumadinho, na região metropolitana", informa.

Há, ainda, a previsão de marchas ou atividades culturais em outras quatro cidades: Montes Claros (Norte de Minas), Araçuaí (Jequitinhonha), Alfenas (Sul de Minas) e Juiz de Fora (Zona da Mata). A proposta de descentralização ainda será formatada e aprovada em definitivo.

A intenção do grupo organizador é que o Dia Internacional da Mulher reverbere ao longo do ano por meio de atividades de formação e palestras.

Apoio

Na última quinta-feira (7), o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV), recebeu as deputadas Ana Paula Siqueira (Rede), Andreia de Jesus (Psol), Rosângela Reis (Pode), Marília Campos, Beatriz Cerqueira e Leninha (PT), além de representantes da sociedade civil, para discutir demandas relacionadas ao combate à violência contra as mulheres, dentre outras questões.

As parlamentares e demais participantes da reunião solicitaram o encontro a fim de acordar com o presidente do parlamento mineiro um calendário de ações que devem abarcar os quatro anos da 19ª Legislatura. O combate ao feminicídio e a outras violências terá destaque na agenda, tendo sido escolhido como tema a ser tratado na atividade do Dia Internacional da Mulher.

Fonte: Imprensa do Sindicato.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto