Centrais sindicais convocam assembleia nacional em defesa da Previdência Pública

Compartilhe:

As centrais sindicais, dentre elas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entidade à qual o Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais é filiado, realizarão uma assembleia nacional em defesa da Previdência Pública e das aposentadorias no próximo dia 20 de fevereiro. O ato público será em São Paulo, na Praça da Sé.

De acordo com o presidente do Sindicato, Edilson Silva, o governo federal quer acabar com o sistema público de aposentadoria e entregar a administração da Previdência aos bancos, introduzindo o chamado regime capitalização em substituição ao de repartição que vigora ainda hoje no Brasil.

"A diferença é que no modelo anunciado e defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, patrões e governos deixam de contribuir e a poupança da classe trabalhadora passa a ser gerida pelos banqueiros, que certamente vão lucrar muito com a mudança, em detrimento dos aposentados", critica.

No Chile, onde tal mudança foi implantada pelo general Augusto Pinochet, há mais de 30 anos, os resultados estão sendo colhidos e conhecidos agora: 90,9% dos que se aposentaram no regime de capitalização recebem menos de 50% do salário mínimo e estão condenados à pobreza extrema.

"Não podemos permitir este retrocesso no Brasil, onde o aposentado não pode receber menos que o piso nacional e a Previdência Pública é o maior e mais eficaz programa de distribuição de renda já criado", alerta Silva.

Para ele, a classe trabalhadora não pode ser cúmplice deste crime que querem cometer contra seu direito de aposentar. "Precisamos reagir e participar das lutas contra essa reforma da Previdência do atual governo, que é ainda pior do que a proposta de Temer e tem por objetivo a privatização e traduz os interesses dos grandes capitalistas, especialmente os banqueiros".

Fonte: Imprensa do Sindicato.

 

 

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto