Economista do Dieese diz na live do Sindicato que MP 1.045 substitui trabalhadores com direitos por trabalhadores com menos direitos

O Programa Voz do Vigilante MG da última terça-feira (24) debateu um tema que está na ordem do dia e merece atenção especial dos trabalhadores e trabalhadoras: a Medida Provisória 1.045/2021.

Para explicar como essa MP, considerada uma nova reforma trabalhista, pode impactar negativamente nos direitos trabalhistas e na vida dos trabalhadores e trabalhadoras, o programa recebeu o economista e supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos em Minas Gerais (Dieese-MG), Fernando Ferreira Duarte.

"Na prática, as mudanças no rol de programas e na CLT que a MP propõe em nada beneficiam os trabalhadores e nem vão gerar empregos. Na verdade, são medidas que reduzem a qualidade dos direitos que temos hoje e vão substituir trabalhadores com direitos por trabalhadores com menos direitos", disse o economista.

Medida nefasta

A live também trouxe uma análise do presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo. "Em síntese, a MP 1.045 configura o instituto do trabalho análogo à escravidão na forma da lei. As centrais sindicais, unidas, repudiam essa nefasta medida", disse.

Se você não viu a live, não perca essa grande oportunidade de se manter informado sobre o que está sendo decidido pelo governo federal e o Congresso Nacional, que, se aprovado pelo Senado, poderá resultar em perdas irreparáveis em sua vida, a exemplo das reformas trabalhista e previdenciária.

Para assistir ou rever o programa de 24/8, acesse as redes sociais do Sindicato:

- Facebook: https://www.facebook.com/sindicatodosvigilantesdeminasgerais/videos/539584367311628

- YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=6F93ctS-yr0

- TV O Vigilante, no site do Sindicato: www.ovigilante.org.br.

O Programa Voz do Vigilante MG vai ao ar, ao vivo, toda terça, às 19h, pelo Facebook e YouTube do Sindicato.

Fonte: Imprensa do Sindicato.   

 

Sindicato dos Empregados das Empresas de Segurança e Vigilância do Estado de Minas Gerais
Sede: Rua Curitiba, 689, 9º andar, Centro, Belo Horizonte/MG. Telefone: (31) 3270-1300
Clube dos Vigilantes: Rua Sindicalista Lúcio Guterres, 537, bairro Chácaras Cotia (Nacional), Contagem/MG.
Telefone: (31) 3665-9142 | E-mail: ovigilante@ovigilante.org.br
Total de visitas: 5664595