Greve mobilizou milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o país em um movimento vitorioso

Compartilhe:

Dirigentes das principais centrais sindicais brasileiras vão se reunir nesta segunda-feira (17), em São Paulo, para fazer um balanço da greve geral realizada na última sexta-feira (14), em todo o país, e definir a agenda de lutas dos trabalhadores daqui pra frente. Para o presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, a greve foi "extremamente positiva e exitosa".

"O Brasil inteiro se levantou. Houve uma ampla participação da sociedade na luta em defesa da previdência pública. Atingimos o objetivo principal de alertar a sociedade e pressionar o Congresso Nacional contra a proposta de liquidação do maior programa de distribução de renda e de proteção social", disse.

Segundo ele, cerca de 45 milhões de trabalhadores, das mais diversas categorias profissionais, participaram da greve, mesmo diante da grande pressão "de parte da justiça-política", que tentou intimidar a participação, sobretudo, dos trabalhadores em transportes.

"A greve foi uma vitória da classe trabalhadora. Isso, inclusive, se justifica na medida em que parte do Congresso já passou a rever posições com relação à proposta de reforma previdenciária do governo, que traz como questões centrais a questão do BPC, a capitalização e a desconstitucionalização. Mas, devemos seguir vigilantes para não darmos margem, em hipótese alguma, a nem um tipo de especulação. A greve é um instrumento importante e respondeu a uma necessidade de se contrapor à agenda neoliberal", observou.

Para o presidente nacional da CTB, com unidade, determinação e garra será possível se construir as condições objetivas para fazer valer com que prevaleça a defesa da democracia, da soberania e dos direitos do nosso povo. "Vamos à luta em defesa da previdência pública e por uma aposentadoria digna", enfatizou.

Fonte: Portal CTB.

Fotos

Ver todas »

Redes Sociais

Compartilhe

Parceiros

NEWNESS
Hapvida
Interodonto