Atenção trabalhador: deixar de tirar férias pode ser prejudicial à sua saúde

O Sindicato alerta aos trabalhadores sobre os prejuízos para a saúde ao se trabalhar durante anos sem tirar férias. Frequentemente, a entidade tem recebido reclamações de vigilantes sobre a pressão exercida por maus patrões para que vendam suas férias.

Também tem sido cada vez mais comum os casos de afastamentos de trabalhadores decorrentes de problemas de saúde causados por estresse e fadiga.

Para o Sindicato, mesmo diante das pressões, o trabalhador deve avaliar bem se vale a pena abrir mão desse período de descanso, fundamental para preservar a saúde e aliviar o estresse acumulado após meses de trabalho, em troca de um dinheiro a mais.

No trabalho terceirizado, não é raro o contrato vencer ou empresas fecharem as portas antes de o trabalhador gozar suas merecidas férias. Neste caso, quem tiver a oportunidade de tirar as férias deve gozá-las, se possível, na integralidade, para não correr o risco de emendar anos de trabalho em caso de troca de empresa.

Segundo os especialistas, sair de férias contribui para reduzir a pressão arterial, aliviar o estresse, melhorar o sono e, de certa forma, rejuvenescer o corpo, benefícios que são estendidos por vários meses. Ao contrário, quem trabalha durante muito tempo sem férias pode desenvolver desgastes físicos e mentais altamente prejudiciais ao organismo.

Saiba quais são os direitos dos trabalhadores com relação às férias previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Facebook do Sindicato.

Fonte: Imprensa do Sindicato.

Sindicato dos Empregados das Empresas de Segurança e Vigilância do Estado de Minas Gerais
Sede: Rua Curitiba, 689, 9º andar, Centro, Belo Horizonte/MG. Telefone: (31) 3270-1300
Clube dos Vigilantes: Rua Sindicalista Lúcio Guterres, 537, bairro Chácaras Cotia (Nacional), Contagem/MG.
Telefone: (31) 3665-9142 | E-mail: ovigilante@ovigilante.org.br
Total de visitas: 5676250