Presidente do Sindicato se reúne com Ministro da Justiça e Segurança Pública, em Brasília

No dia 18 de abril, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada (Contrasp) e presidente do Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais, Edilson Silva, esteve na Capital Federal para um encontro com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. 

A pauta principal foi a discussão do Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras (SC 06/2016), atualmente no Senado. O presidente do Sindicato solicitou o apoio do Governo para a aprovação desse projeto, que tramita desde 2016 no Congresso. 

“A proposta é modernizar a Lei 7102, de 20 de junho de 1983, que completa 40 anos de vigência. Com a aprovação do estatuto, estima-se a criação de 1 milhão de novos empregos e quase 60 bilhões em tributos para a administração pública”, destaca Silva.

Outro tema importante, foi a discussão sobre a contratação de vigilantes profissionais para garantir maior segurança nas escolas. 

Para Silva, foi demonstrado que os trabalhadores da segurança privada têm a formação, acompanhamento e o treinamento psicológico para exercer essa função de maneira adequada. “Temos visto várias prefeituras contratando segurança irregular, correndo o risco de trazer ainda mais prejuízos e insegurança para o ambiente escolar.”

Representatividade

A volta da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP) também foi destaque no evento. Antes de ter sido extinta em 2019, a CCASP funcionava dentro da Polícia Federal, com a atribuição de examinar e propor soluções e melhorias relacionadas aos serviços privados de segurança e na formação do vigilante. 

Segundo Silva, o retorno da CCASP é importante para que as decisões voltem a acontecer de maneira mais representativa e efetiva. “Na Comissão eram feitos debates e discussões nas quais os trabalhadores, empresas e cursos de formação tinham voz, além da Polícia Federal, Exército e outras entidades ligadas à segurança privada.” 

Polícia Federal

Aproveitando sua visita a Brasília, o presidente do Sindicato também se reuniu com o delegado Cristiano Costa Capidelli, da Polícia Federal. O encontro marca uma reconquista de espaço na PF para as demandas de interesse dos vigilantes. 

Dentre os assuntos tratados no encontro, além da segurança nas escolas, Silva destaca que Capidelli concorda com a importância de se evitar a vigilância clandestina e que o delegado compreende a importância da volta da CCASP.


Fonte: Imprensa do Sindicato

Sindicato dos Empregados das Empresas de Segurança e Vigilância do Estado de Minas Gerais
Sede: Rua Curitiba, 689, 9º andar, Centro, Belo Horizonte/MG. Telefone: (31) 3270-1300
Clube dos Vigilantes: Rua Sindicalista Lúcio Guterres, 537, bairro Chácaras Cotia (Nacional), Contagem/MG.
Telefone: (31) 3665-9142 | E-mail: ovigilante@ovigilante.org.br
Total de visitas: 5890319