Cento e vinte e uma cidades de Minas Gerais podem ser atingidas por fortes chuvas, com períodos de tempestades mais intensas, nas próximas horas e nos próximos dias. O alerta é da Defesa Civil do Estado, que atualiza os alertas de chuva para cada cidade, em tempo real, em sua conta no Twitter.
As tempestades causadas por áreas de instabilidade sobre todo o estado devem acontecer até o começo do fim de semana, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Entre as áreas que deverão ser mais afetadas está a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
"Diante do alerta das autoridades para a ocorrência de chuvas intensas nas próximas horas e nos próximos dias, o Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais alerta aos trabalhadores e trabalhadoras que trabalhem próximos a córregos, rios e em áreas de risco para inundações, escorregamento de encostas ou de desmoronamento para que fiquem alertas e, ao menor sinal de risco, procurem um lugar seguro para se abrigar. Se necessário, acionem as autoridades pelo 190 - Polícia Militar, 193 - Corpo de Bombeiros ou 199 - Defesa Civil", orienta o presidente do Sindicato, Edilson Silva.
"O trabalho do vigilante é muito importante e fundamental. Mas, em caso de risco de acidente ou mesmo de morte, a vida vem em primeiro lugar e a ordem é se proteger e evitar o pior", acrescenta.
Para receber os informes da Defesa Civil sobre as chuvas, encaminhe uma mensagem do seu celular (SMS) com o número do CEP de sua rua para o número 40199. O serviço é gratuito.
Confira a lista das cidades com alerta de chuvas fortes: Além Paraíba, Alvinópolis, Antônio Carlos, Araruba, Arcos, Astolfo Dutra, Barão de Cocais, Barbacena, Barroso, Belo Horizonte, Betim, Bicas, Bocaiúva, Bom Despacho, Bom Sucesso, Brasília de Minas, Buenópolis, Caeté, Campos Altos, Candeias, Capitão Enéas, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmo do Paraíba, Carmópolis de Minas, Cataguases, Cláudio, Conceição do Mato Dentro, Condado do Norte, Contagem, Coração de Jesus, Corinto, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Dom Joaquim, Engenheiro, Esmeraldas, Felixlândia, Ferros, Florestal, Gouveia, Guanhães, Guimarânia, Ibiá, Ibirité, Itabira, Itaguara, Itapecerica, Itaúna, Jaboticatubas, João Monlevade, Juatuba, Juiz de Fora, Lagoa Formosa, Leopoldina, Lima Duarte, Luz, Mar da Espanha, Martinho Campos, Mateus Leme, Matias Barbosa, Matozinhos, Matozinhos, Mercês, Mirabela, Montes Claros, Navarro, Nepomuceno, Nova Era, Nova Lima, Nova Serrana, Olímpio Campos, Oliveira, Ouro Branco, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Patis, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Perdigão, Piranga, Piraúba, Pitangui, Piumhí, Pompéu, Ponta D'Água, Ponto Firme, Prados, Presidente Olegário, Ribeirão das Neves, Sabará, Sabinópolis, Santa Luzia, Santa Maria de Itabira, Santana de Patos, Santo Antônio do Monte, Santo Antônio da Boa Vista, Santos Dumont, São Domingos do Prata, São Gotardo, São João, São João da Ponte, São João Del Rei, São Tiago, Sarzedo, Sete Lagoas, Tabuleiro, Tamboril, Tapiraí, Tocantins, Ubá, Várzea da Palma, Varzelândia e Vespasiano.
Fonte: Imprensa do Sindicato.